Dr. Robert Jan Bloch
Medicina Estética

Medicina Estética

Ácido Hialurônico
Região do corpo: Face

O ácido hialurônico embora seja uma substância natural já presente na camada cutânea, com o passar dos anos o nosso corpo tende a perder essa substância, o que acaba levando a flacidez, formação de linhas de expressão e rugas na face ou em outras regiões do nosso corpo.

Quando indicado o preenchimento com ácido hialurônico temos alguns objetivos a alcançar tais como: redefinir contornos da face, mento, mandíbula, nariz, a região zigomática (maçãs) do rosto, tratar rugas profundas como o sulco naso-labial, naso-jugal.

Também indicamos para repor o volume dos lábios e dorso das mãos.

O procedimento é feito através de uma agulha fina e pequena aplicando-se um anestésico tópico para diminuir a dor regional ou bloqueios anestésicos regionais.

Antes da sua aplicação, devemos avaliar o paciente evitando possíveis alergias e contra-indicaçôes. O ácido hialurônico, por ser uma substãncia natural é reabsorvível e biocompatível evitando-se o aparecimento de reações adversas.

Após a aplicação indicamos compressas geladas no local da aplicação durante 15 a 20 minutos nos 2 a 3 primeiros dias. Também evitar a exposição solar durante a fase com hematomas para evitar manchas.

Botox – Toxina Botulí­nica

A Toxina Botulí­nica é uma verdadeira revolução na estética médica. Este poderoso medicamento, agora domesticado, vem sendo utilizado com segurança em amplas situações.

As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraí­do repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada ( tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido a um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares. Com o passar do tempo a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade da pele, e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

A toxina botulí­nica (Botox) que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum ,tem uma potente ação, mas usado em pequenas doses pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. A dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades. A pequena quantidade usada com fins estéticos obtém os efeitos sem perigos para a saúde. O Botox usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiadas com o método. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária ( obviamente, de músculos desnecessários) , com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuado das mais profundas. A expressão não se altera e não há sensações desagradáveis. A duração do efeito é de 6 meses, e depois desaparece. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pelo Botox, se atrofia, e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular. A aplicação de Botox pode ser então repetida.

Com a paralisia temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui , e com este descondicionamento, a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico. Com as aplicações repetidas, existe uma tendência à haver um efeito cada vez mais prolongado. Algumas pessoas no entanto podem apresentar um efeito vacina e o Botox não ser mais eficiente, mas isso ocorre em pequena porcentagem de casos.

O produto é liberado pelo FDA ( controle de medicamentos) americano, como bloqueador muscular e usado por médicos treinados não apresenta complicações sérias. Mas o Botox é indicado apenas para as rugas da testa, da sobrancelha e para os “pés de galinha”. Para as rugas de outras localizações e as mais profundas existe a técnica de preenchimento, que pode ser usada isoladamente ou junto com o Botox, quando já houver marcas muito importantes na pele.

Fio de Náilon / Thread Lift (suspensão facial)

Suavisa a expressão visual.

Dar uma levantadinha na expressão para amenizar os efeitos do tempo, com um mí­nimo de trauma. Todo mundo sonha com esse efeito mágico, que se tornou possí­vel graças ao implante de um fio de náilon, denominado thread lift, que puxa o tecido para cima.

O envelhecimento da face se dá em três direções inferior – no sentido da gravidade; Í­nfero medial – no sentido do sulco nasolabial o famoso bigode chinês; e Ântero-posterior – esvaziamento dos tecidos moles e, consequentemente, diminuição do volume de algumas regiões da face.

Após um planejamento prévio dos pontos onde serão realizadas as incisões; os fios de náilon são levados até a camada de gordura da região a ser trabalhada por meio de uma cânula especialmente desenvolvida. Em seguida, os tecidos são tracionados para cima e manuseados de forma a permanecerem no lugar desejado.

Leva-se, em média 10 minutos para levantar cada ponto. O edema é muito discreto e a sutura praticamente invisí­vel porque a incisão é mí­nima.

A técnica sem contra-indicações, é utilizada para levantar as sobrancelhas, o canto externo das pálpebras e as maças do rosto, atenuando sulcos e outros sinais do envelhecimento

Laser

Os raios laser estão a seu serviço hoje. São simplesmente feixes de luz concentrados, com o mesmo comprimento de onda, e sua aplicação correta os torna muito eficazes e totalmente seguros, Há anos, o laser vem sendo utilizado na Medicina, abaixo estão alguns tratamentos feito com laser: – Secagem de Vasos das pernas e face. – Remoção de queratoses – Pintas – Manchas escuras da pele. – Lesões Vasculares (Vasos do rosto e pernas) – Cicatrizes – Olheiras – Rejuvenescimento Facial – Manchas vermelhas de nascimento – Estrias

Peeling

Indicados para o tratamento de rugas superficiais ou marcas na pele.

O peeling, pode ser químico – quando realizado através de substâncias quí­micas, ou mecânico – quando são empregados aparelhos especializados.

Através do peeling são removidos os planos mais superficiais da pele – os mais danificados. O resultado é uma textura cutânea mais regular e agradável.

O peeling está indicado em casos de irregularidades superficiais da pele, como algumas rugas superficiais (por exemplo, aquelas ao redor da boca), algumas cicatrizes irregulares, e em alguns casos de cicatrizes pós-acne.

O peeling pode ser realizado em áreas restritas ou em toda a face, dependendo da extensão do problema. Pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia de rugas da face ou revisão de cicatrizes. Em alguns casos pode ser necessário, primeiro realizar o procedimento cirúrgico indicado, para depois realizar o peeling.

PMMA – Polimetilmetacrilato

Um novo conceito em implantes de biomateriais

O material utilizado é o PMMA, ou metacrilato, uma substância aceita biologicamente e que é utilizada em medicina desde 1950. Começou sendo utilizado em prótese de quadril, posteriormente em lentes utilizadas dentro do olho, aderentes cirúrgicos, e mais recentemente como implantes estéticos. O PMMA utilizado em estética, é preparado especialmente para este fim, com microesferas de tamanho padronizado que confere as propriedades necessárias para o implante estético na face e corpo. Cada região recebe concentrações determinadas do produto, que é disponí­vel em 3 concentrações, 2%, 10% e 30%. O PMMA que é Biocompatí­vel, pode ser colocado junto ao osso, e moldado de acordo com o formato desejado, que é desenhado previamente, e vai aderir ao osso e tecidos adjacentes, pode ser colocado no músculo, como nos aumentos glúteos e pode ser colocado na tecido gorduroso e na pele, para tratar rugas e sulcos. Esta mobilidade do material , que pode ser utilizado em ossos, músculos, gordura e pele o fez ser escolhido para ser utilizado na Bioplastia.

A Técnica da Bioplastia utiliza microcânulas atraumáticas, que não lesam vasos e nervos e todos os tratamentos são realizados através de micro punções, sob a pele, junto as estruturas do corpo, sem qualquer corte e sem a necessidade de suturas. São realizados minúsculos pertuitos menores que 0,5 mm, menores mesmo que uma cabeça de alfinete, por onde são introduzidas as microcânulas atraumáticas, que vão transportar as microesferas de PMMA para o local desejado, para serem realizadas as transformações da Bioplastia. Tudo é realizado sob anestesia local. O paciente retorna para casa imediatamente ao final do procedimento . Não existe cortes e nem pontos, os pertuitos minúsculos são cobertos por um pequeno esparadrapo antialérgico, que são retirados em 2 dias. Embora possam permanecer alguns sinais transitórios do tratamento, se o paciente quiser, pode voltar para suas atividades no mesmo dia, pode viajar, trabalhar, e ter suas atividades normais.  Os sinais desaparecem em poucos dias. São realizadas compressas frias, e uso de analgésicos leves e antiflamatórios por alguns dias.

Características – O paciente retorna para casa imediatamente ao final do procedimento. – Passam por processo de purificação para isentá-las de impurezas. – Suspensão Homogênea – Estável – Não Alergénica – Podem ser depositadas em temperatura ambiente – Última fluidez ao injetar – Resultados Permanentes