Abdominoplastia (cirurgia do abdômen)
Região do corpo: Abdômen
Idade / Recomendada: Quando se decidiu a não ter mais filhos, pacientes que obtiveram grande perda de peso ou que ao longo do tempo sofreram acentuada flacidez abdominal.
Anestesia: geralmente a anestesia é peridural, podendo ser utilizada a geral e raramente a local.
Duração da cirurgia: 2 a 3 horas (média)
Cicatriz: na altura do abdômen, fica escondida sob as vestes de banho, tornando-se quase imperceptível com o passar do tempo.
A gravidez, embora muito importante na vida de uma mulher, acaba por prejudicar o corpo, pois há expansão da pele e distensão dos músculos abdominais. Também deixa um acúmulo de gordura na região abdominal inferior e após o parto não se corrige com ginástica ou regime e muitas vezes nem com lipoaspiração. É nesta circunstância que a cirurgia do abdômen é aconselhável para se corrigir as alterações deixadas pela gestação.
A cirurgia consiste na retirada de um fuso de pele da região abaixo do umbigo. O prolongamento lateral do fuso é proporcional ao excesso de pele, a cicatriz, portanto, varia com o tipo do abdômen e localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pêlos pubianos e estende-se lateralmente de acordo com o volume de seu abdômen e fica escondida sob as vestes de banho, tornando-se quase imperceptível com o passar do tempo. O resultado definitivo da cirurgia é obtido em torno do décimo segundo ao décimo oitavo mês de pós-operatório, pois nos primeiros meses o abdômen poderão apresentar moderado “inchaço” que regride com o tempo. A anestesia usada é geral ou peridural, dependendo da avaliação do anestesista, em alguns casos especiais, é utilizado a anestesia local com sedação.
A plástica de abdômen uma das cirurgias estéticas que proporcionam resultados mais gratificantes, pois retira pele e gordura, com consequentemente redução do peso e traz de volta o contorno corporal que a paciente tinha anterior à gravidez, proporcionando segurança ao usar roupas mais leves, justas e ao ir à praia.
Pacientes do sexo masculino também podem se submeter a esse tipo de cirurgia, que estão indicada entre outros para pacientes que obtiveram grande perda de peso ou que ao longo do tempo sofreram acentuada flacidez abdominal.